26º Encontro GBPD

APRESENTAÇÃO DE RESUMOS



 106 resumos encontrados. Mostrando de 1 a 10





PE01 - Ensino
Universidade: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Apresentação: 05/06 | 08:00 - 08:10 | TV 01

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Esculpir dente na praia, desenhar em 3D e criar paródias? Sim, no projeto "Cheguei pra anatomizar"
Borges BCD*, Dias AF, Bessa MS, Barbosa BFS, Boa PWM

Objetivos: O presente trabalho objetiva relatar a experiência de um projeto de ações integradas (ensino e extensão) desenvolvido na UFRN com foco em anatomia dentária denominado CHEGUEI PRA ANATOMIZAR. Métodos: Participaram do projeto, o docente, alunos de graduação e pós-graduação, e a comunidade. As atividades consistiram num hands-on do desenho em 3D da face oclusal do elemento 26, uma aula prática de escultura dentária na areia da praia de Ponta Negra em Natal-RN, além da criação, apresentação e postagem em redes sociais de paródias dos grupamentos dentários: incisivos, caninos, pré-molares, molares e dentes decíduos. Resultados: O hands-on facilitou a memorização teórica dos detalhes anatômicos da face oclusal do elemento em questão, o que contribuiu para a escultura adequada dele na areia da praia, um cenário diferenciado que motivou os alunos envolvidos para a realização da atividade. Por saberem que as paródias seriam postadas em redes sociais, de forma a atingir a comunidade e trocar saberes com ela, os alunos sentiram-se especiais por estarem contribuindo com o desenvolvimento científico utilizando-se um meio digital bastante aceito e empregado pelas pessoas para diversos fins, o Instagram. A face artística deles, nessa ação, também pôde ser trabalhada.
Conclusão: A utilização de métodos dinâmicos e cenários atrativos de ensino-aprendizagem aliada a ações extensionistas pode ser uma alternativa para o aprimoramento de competências e habilidades em anatomia dentária oclusal, além de oferecer conhecimento à comunidade.
PE02 - Ensino
Universidade: UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Apresentação: 05/06 | 08:10 - 08:20 | TV 01

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Uma abordagem inovadora para o ensino da Dentística através da metodologia ativa de estudo de caso: Relato de Experiência
Moura IR*, Oliveira RC, Matos AM, Silva LH, Aires OV, Souza FB, Amaral SF

Proposição: O uso de diferentes formas de ensino-aprendizagem no currículo de graduação em Odontologia traz como perspectiva uma melhor conexão entre o conteúdo teórico e prático. O objetivo deste estudo é apresentar um relato de experiência a partir da utilização de uma abordagem pedagógica, adotando a metodologia ativa (MA) de estudo de caso, no ensino dos sistemas adesivos atuais, na disciplina de Dentística pré-clínica, na Universidade Cruzeiro do Sul. Métodos: Inicialmente, os 60 alunos de uma turma, passaram inicialmente pela fundamentação teórica do assunto e, logo após, foram divididos em 4 grupos, cada um direcionado a um caso clínico, apresentado através da imagem de um preparo cavitário. Diversas placas contendo imagens de cada etapa dos diferentes tipos de sistemas adesivos, tempo de aplicação e tipo de substrato foram disponibilizadas. A atividade consistiu em cada grupo, analisar e discutir o seu caso clínico e montar um fluxograma com as placas, apresentando o passo-a-passo da aplicação do sistema adesivo selecionado para o caso. Resultados: A implementação da MA motivou uma ampla discussão entre os alunos e, promoveu a reflexão crítica a respeito da aplicação dos diferentes sistemas adesivos.
Conclusão: Pode-se concluir que a MA de estudo de caso foi útil no processo de aprendizagem dos estudantes, uma vez que o entendimento sobre a utilização de cada etapa dos sistemas adesivos ficou sedimentada, além de melhorar a compreensão em relação às dúvidas que ainda existiam sobre a temática.
(Apoio: CAPES  N° 88887.151092/2025-00)
PE03 - Ensino
Universidade: PUC Minas
Apresentação: 05/06 | 08:20 - 08:30 | TV 01

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TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS (TESC) - uma percepção discente e docente sobre a gamificação no processo de ensino-aprendizagem em Dentística
Miranda DA*, Castro AS, Pieroli DA, Santos RM, Péret ACA, Antunes ANG, Seraidarian PI

As DCNs para os cursos de Odontologia têm se baseado nas metodologias ativas de ensino, autonomia dos sujeitos, além de desenvolvimento de habilidades cognitivas e formativas. Com o intuito de tornar este momento avaliativo uma experiência mais justa, foi desenvolvida uma estratégia de avaliação, gamificada, denominada Testando seus Conhecimentos (TESC), contribuindo para que o momento avaliativo seja uma experiência de aprendizado e cooperação mútua entre os discentes, tornando-os protagonistas do conhecimento. O TESC é estruturado na forma de um jogo composto de cartas numeradas, banco de perguntas, fichas de pontuação/recompensa, painel de coleta de dados e slides com imagens diversas de conteúdo e cartas numeradas de acordo com os temas escolhidos (diagnóstico, cariologia, adesão e técnicas restauradoras). A atividade é iniciada a partir da distribuição aleatória de cartas aos alunos e, através de um sorteio, a imagem é projetada em uma tela interativa de alta-definição. A pergunta é feita e a resposta é elaborada pela dupla. O professor dá a devolutiva da pergunta, que categoriza a resposta através de cores verde (resposta correta), amarela (resposta parcialmente correta) e vermelha (resposta incorreta). Caso algum dos alunos que tenham recebido a carta "ajudar o colega" é possível a interação das duplas para melhorar a resposta.
O TESC é uma estratégia de avaliação lúdica, dinâmica e divertida que promove aprendizagem, discussão e entrosamento dos discentes, permitindo também a verificação do conhecimento com reforço de aprendizado pelos docentes.
PE04 - Ensino
Universidade: Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
Apresentação: 05/06 | 08:30 - 08:40 | TV 01

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Prática inovadora incorporada ao ensino de oclusão aplicada à dentística: percepção docente
Akaki E*, Drumond SN, Santos ACP, Bugança LR, Campos FL, Monteiro ALAG

A oclusão é um conteúdo imprescindível para a prática odontológica. O que se nota é uma insegurança na sua aplicação durante a prática clínica. Pode ser fruto de uma estagnação do ensino da disciplina, dado da mesma forma, durante anos. Objetivo: descrever essa disciplina, na graduação da Faculdade CMMG. As aulas teóricas abordaram os temas imprescindíveis. A parte inovadora está nas atividades práticas. Métodos: os modelos de estudo, montados no articulador semi-ajustável, apresentam anomalias oclusais: falta de guias, dente extruído e intruído e alteração de plano oclusal. As atividades práticas consistiam em corrigi-las, através do enceramento. Na prova prática, os alunos tiveram que restabelecer a guia canina. Os alunos foram capazes de aliar a teoria à prática, conscientizando e corrigindo os problemas oclusais, análogo às situações reais. A segunda atividade foi o trabalho "Diagnóstico oclusal", em que os alunos responderam um questionário sobre a sua própria situação oclusal. Presença ou não guias anteriores, interferências e sinais de oclusão traumática. Também foram solicitados vídeos e fotos das lateralidades e protusão. Uma segunda coleta de dados irá acontecer no 9º período, para gerar um estudo longitudinal, quantitativo e avaliar possíveis patologias oclusais geradas ou agravadas durante o período. Resultados: as inovações resultaram em maior interesse e participação dos alunos.
Conclusão: o ensino da oclusão deve ser repensado e reformulado para se adequar às necessidades clínicas e ao novo perfil intelectual e comportamental do discente.
PE05 - Ensino
Apresentação: 05/06 | 08:40 - 08:50 | TV 01

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Impacto do uso de um Tutor Acadêmico Virtual com inteligência artificial na motivação, satisfação e desempenho de estudantes de odontologia
Saravia-Rojas MA, Casas-Chavez E, Huanambal-Tiravanti V, Orejuela-Ramirez JF, Geng-Vivanco R*

Objetivo: Este estudo avaliou o impacto do uso de um Tutor Acadêmico Virtual (TAV), assistido por inteligência artificial (IA), na motivação, satisfação e desempenho acadêmico de estudantes da disciplina de Odontologia Restauradora. Métodos: O TAV "OdontoSmartGPT" foi desenvolvido utilizando o ChatGPT e o conteúdo oficial da disciplina. Participaram 88 estudantes de terceiro ano da graduação, os quais receberam instruções para utilizar o TAV em três tarefas: (1) elaborar um resumo de artigo sobre preparações dentárias; (2) realizar a síntese de um documento sobre protetores dentino-pulpares; e (3) redigir um ensaio acerca das propriedades físicas e ópticas dos materiais dentais. Cada tarefa foi avaliada por um chatbot utilizando uma rubrica validada. Foi aplicado um questionário para coletar a percepção dos estudantes quanto ao uso do TAV. Os dados foram analisados por meio de testes t de Student, ANOVA, correlação de Spearman e regressão linear (p < 0,05). Resultados: Os estudantes relataram altos níveis de motivação (M = 4,58/5; DP = 0,50), engajamento (M = 4,62/5; DP = 0,45) e satisfação (M = 4,65/5; DP = 0,43). Houve um aumento progressivo do desempenho acadêmico nas tarefas (T1 = 15,16; T2 = 16,15; T3 = 17,16; p < 0,001). Além disso, constatou-se correlação positiva entre motivação, engajamento e desempenho acadêmico (ρ > 0,60; p < 0,01).
Conclusões: O uso do TAV assistido por IA demonstrou impacto positivo na experiência de aprendizagem e no desempenho acadêmico dos estudantes, evidenciando seu potencial como uma ferramenta educacional inovadora.
PIC06 - Pesquisa Iniciação Científica
Universidade: Universidade Tuiuti do Paraná
Apresentação: 05/06 | 17:30 - 17:40 | TV 01

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Sensibilidade dental em diferentes arcos após clareamento em consultório: Ensaio clínico randomizado multicêntrico
Pereira LFP*, Silva KL, Hul EA, Cruz KR, Reis A, Matos TP, Loguercio AD, Favoreto MW

O presente ensaio clínico multicêntrico comparou o risco e a intensidade da sensibilidade dental (SD) e da irritação gengival (IG), bem como a eficácia do clareamento (EC) nos arcos maxilar e mandibular após clareamento em consultório. Em dois polos distintos foram randomizados 90 participantes divididos em dois grupos de acordo com o arco (maxilar ou mandibular), nos quais o paciente receberia um tratamento com gel de peróxido de hidrogênio a 35% (Total blanc One-step, DFL) durante 2 sessões; 1 x 30 min; com intervalo de 1 semana. A SD e a IG foram registradas imediatamente após, até 1 h, 24 h e 48 h após o clareamento, utilizando a Escala Visual Analógica (EVA) de 0 a 10. A EC foi avaliada antes do clareamento e 30 dias após o término do tratamento através de escalas subjetiva [ΔUEV], e Espectrofotômetro digital CIELab [ΔEab], CIEDE2000 [ΔE00] e Whiteness Index [WID]). SD e IG foram comparados utilizanod o teste de McNemar e o teste t pareado. As EC foram comparadas com Wilcoxon (ΔUEV) e o teste t pareado (ΔEab, ΔE00 e WID) (α = 0,05). O risco e a intensidade de SD foram estatisticamente maiores para o arco mandibular (p < 0,003). O risco e a intensidade da IG não diferiram entre os arcos (p > 0,38). Ambos os arcos demonstraram EC significativa para todos os parâmetros, sem diferenças entre eles (p > 0,08).
O clareamento em consultório induz maior risco e intensidade de SD na arcada mandibular quando comparado à arcada maxilar, sem diferenças significativas na irritação gengival ou na eficácia do clareamento.
PIC07 - Pesquisa Iniciação Científica
Universidade: Universidade Federal Fluminense
Apresentação: 05/06 | 17:40 - 17:50 | TV 01

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Efeito do Tratamento Térmico em Água Fervente nas Propriedades de Resinas Impressas em 3D
Marques VN*, Schneider LFJ, Cavalcante LMA, Guimarães-Junior VO, Almeida EN, Feiten ILA, Couto-Neto MP, Nogueira VP

Objetivo: Avaliar o efeito do tratamento térmico adicional em água fervente na resistência flexural, microdureza Knoop e propriedades ópticas da resina impressa BioPrint Crown (Horus - cor BL). Métodos: Amostras discoides (10×2 mm) e em barra (25×2×2 mm) foram impressas em 3D. G1 foi o controle negativo (sem pós-cura) e G2, o controle positivo (pós-cura de 60 min). G3, G4 e G5 foram submetidos à mesma pós-cura e ao tratamento térmico por 1 minuto, 2 minutos e 30 segundos ou 5 minutos, respectivamente, em água fervente. Foram realizados ensaios de flexão em três pontos, microdureza Knoop (10 g/5 s) e avaliação óptica (cor/translucidez) com base no espaço CIEDE2000. A análise estatística foi conduzida por ANOVA e Kruskal-Wallis (α=0,05). Resultados: A microdureza aumentou nos grupos tratados (G3=27,7; G4=27,7; G5=28,1) em relação ao G2 (12,2). G5 apresentou os melhores valores de resistência flexural (134,7 MPa) e módulo de elasticidade (2144 MPa). A análise óptica indicou variações entre grupos sem padrão de degradação.
Conclusão: O tratamento térmico em água fervente aumentou significativamente a dureza e resistência das resinas impressas, com estabilidade visual preservada.
PIC08 - Pesquisa Iniciação Científica
Universidade: Universidade Tuiuti do Paraná
Apresentação: 05/06 | 17:50 - 18:00 | TV 01

Não enviou painel digital

**Trabalho retirado


PIC09 - Pesquisa Iniciação Científica
Universidade: UFMG
Apresentação: 05/06 | 18:00 - 18:10 | TV 01

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Avaliação da resistência de união de adesivos universais à dentina humana, utilizando diferentes estratégias e a influência da clorexidina
Barros AGF*, Silva ACP, Nakagawa RK, Vaz RR, Alvim HH, Oliveira RR, Moreira AN, Dutra DJB

Objetivo: Avaliar, através de teste de μTBS, a resistência de união à dentina humana de sistemas adesivos universais: Single Bond Universal (SBU) e Prime & Bond Universal (PBU), comparando-os em diferentes estratégias adesivas, e a influência da clorexidina no processo adesivo. Material e Método: 72 dentes foram divididos aleatoriamente em 12 grupos (n=6) e preparados em 6 níveis de estratégias adesivas para cada adesivo (dentina condicionada e seca; condicionada e úmida; não condicionada, com e sem CHX). A camada de esfregaço de dentina foi padronizada com lixa Al2O3 (#600) e o dente foi restaurado com resina composta Z350 XT. Os corpos-de-prova (1x1mm; mínimo de 7/dente) foram testados em máquina de ensaio universal (0,5 mm/min). ANOVA e Tukey (HSD) (p<0,05). Resultado: No teste de resistência de união imediato (24 horas) sem o uso de CHX, os maiores valores de μTBS foram encontrados em ambos adesivos nos grupos em que foi realizado condicionamento ácido prévio, sendo os valores de SDU>SDS>SAC e PDU=PDS>PAC. Comparando os dois adesivos, houve diferença estatística apenas no modo autocondicionante (SAC > PAC). Ao fazer uso prévio de CHX 24 horas, observa-se diferença estatística com aumento de µTBS para SDS-C e PDU-C.
- SBU e PBU apresentam maiores valores de resistência adesiva imediata quando a estratégia adesiva convencional é utilizada - Na forma autocondicionante, SBU apresenta maior resultado de força adesiva que PBU - A aplicação de CHX melhorou a resistência adesiva imediata nos grupos testados com SBU em dentina cond e seca e no PBU em dentina cond e úmida.
PIC10 - Pesquisa Iniciação Científica
Universidade: Universidade Estadual Paulista - UNESP Instituto de Ciências e Tecnologia
Apresentação: 05/06 | 18:10 - 18:20 | TV 01

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Efetividade das Pastas de Prova na Previsão da Tonalidade Final da Cimentação em Facetas Indiretas
Barros MCAS*, Costa MP, Souza LFA, Borges AB, Torres CRG

O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia das pastas de prova (try-in pastes) em prever a tonalidade após cimentação de facetas indiretas. Para simular a estrutura dentária (cor de fundo), foram preparados 90 discos (6 mm x 3 mm) com resina composta GradioSO Heavy Flow (Voco) nas tonalidades A1, A2 e A3. Outros 90 discos com 0,5 mm de espessura simularam as facetas. Utilizou-se o cimento resinoso Veneer Resin Cement (Voco) e pastas de prova Translucent (T), Natural Opaque (NO) e White Opaque (WO). Aplicou-se uma fina camada da pasta de prova na faceta, posicionada sobre o fundo correspondente, com carga aplicada. A cor do conjunto foi medida com espectrofotômetro (CM2600d, Konica Minolta). Após separação, repetiu-se o processo com o cimento definitivo. A diferença de cor (Delta E00) foi calculada. Usou-se ANOVA de dois fatores e teste de Tukey. Houve diferenças significativas para "Tonalidade do fundo/faceta" e "Tonalidade da pasta/cimento", e entre suas interações (p<0,05). Os resultados do teste de Tukey foram: A2/NO-0,49(0,22)a, A2/T-0,56(0,16)a, A3/NO-0,85(0,21)b, A3/WO-0,88(0,17)b, A3/T-1,13(0,20)bc, A1/T-1,36(0,14)cd, A1/NO-1,36(0,12)cd, A1/WO-1,57(0,15)de, A2/WO-1,65(0,3)e. Grupos com mesmas letras não se diferiram significadamente.
Com isso, não foram observadas diferenças significativas entre os resultados obtidos com as pastas de prova e com o cimento apenas para as combinações de tonalidades de fundo/faceta A1 e A3. A magnitude da diferença de cor depende das tonalidades de fundo/faceta, sendo maior para a tonalidade A1 e menor para A2 e A3.